gesed

Portal

Produção

AMARAL, Daniela Patti do; FREIRE, Djenane. Formação de dirigentes municipais de educação: a experiência do Pradime na UFRJ. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, p. 117-135, 2013.

AMARAL, Daniela Patti do. A formação dos gestores escolares na perspectiva da gestão democrática: políticas e práticas. In: Daniela Patti do Amaral. (Org.). Gestão Escolar Pública: desafios contemporâneos. 1ed. Rio de Janeiro: Fundação Vale, UNESCO, 2015, v. , p. 27-38.

AMARAL, Daniela Patti do. O ProUni e a expansão do acesso ao ensino superior: algumas questões de análise. In: MARQUES, Eugênia Portela de Siqueira; SILVA, Eduardo Henrique Oliveira da. (Org.). O Programa Universidade para Todos no Contexto da Educação Superior no Brasil. 1ed.São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2015, v. , p. 21-41.

CAVALIERE, Ana Maria. Escolas do Amanhã - diferenciação e desigualdade na rede escolar da cidade do Rio de Janeiro. In: Cavaliere, Ana Maria; Soares, Antonio Jorge Gonçalves. (Org.). Educação pública no Rio de Janeiro - novas questões à vista. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ, 2015, v. 1, p. 93-111.

CAVALIERE, ANA MARIA. Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado? Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 1205-1222,2014.

CAVALIERE, Ana Maria; COELHO, L. M. C. C. . Trajetória dos Cieps do Rio de Janeiro: municipalização e novas configurações. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 18, p. 213-241, 2013.

MOEHLECKE, Sabrina. Ações afirmativas no Brasil: um histórico de seu processo de construção. In: FONSECA, M.V.; BARROS, S.P. (orgs.) A História da Educação dos Negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016 (ISBN- 978-85- 62007-56- 9).

MOEHLECKE, Sabrina. Programa Bairro Escola/Mais Educação. Cadernos ANPAE, no.18, 2014. (ISSN – 1677-3802).

MOEHLECKE, Sabrina. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPED, 2012. Vol.17, n.49, jan-abril. (ISSN: 1413-2478).

HERINGER, R. R.; HONORATO, G. . Políticas de permanência e assistência no ensino superior público: o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). In: Maria Ligia de Oliveira Barbosa. (Org.). Ensino Superior: expansão e democratização. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, v. 1, p. 315-350.

HONORATO, Gabriela (Org.) ; HERINGER, R. R. (Org.) . Acesso e Sucesso no Ensino Superior: uma Sociologia dos Estudantes. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015. v. 1. 238p .

HERINGER, R. R.. Ensino Médio na Cidade de Deus: demandas, propostas e percalços da política. In: Ana Maria Cavaliere; Antonio Jorge Gonçalves Soares. (Org.). Educação pública no Rio de Janeiro: novas questões à vista. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad e Faperj, 2015, v. 1, p. 67-92.

KOSLINSKI, M. C.; CUNHA, C. P. ; ANDRADE, Felipe Macedo . Accountability escolar: um estudo exploratório do perfil das escolas premiadas. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 108-137, 2014.

RIBEIRO, L. C. Q. (Org.) ; KOSLINSKI, M. C. (Org.) ; LASMAR, C. (Org.) ; ALVES, Fatima (Org.) . Desigualdades Urbanas Desigualdades Escolares. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2010.

COSTA, M. ; KOSLINSKI, M. C.; Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 11, n.31, p. 133-154, 2006.

GOIS JUNIOR, Edivaldo ; MELO, V. A. ; SOARES, A. J. G. . Para a construção da nação: debates brasileiros sobre educação do corpo na década de 1930. Educação e sociedade, v. 36, p. 343-360, 2015.

PORTUGAL, M. C. ; SOARES, A. J. G. ; MOREL, M. ; CAVALIERE, A. M. V. . Educação Integral e Educação do Corpo na obra de Anísio Teixeira. Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 527-542, 2015.

SOARES, Antonio Jorge Goncalves; MELO, L.B.S ; BARTHOLO, T. L. ; VELARDE, G. C. ; RIBEIRO, C. H. V. ; SANTOS, T. M. . Tiempo para el futbol y la escuela: un análisis de los jóvenes jugadores brasileños de Rio de Janeiro. Estudios Sociológicos, v. XXXI, p. 437-469, 2013.

COSTA, MARCIO DA; BARTHOLO, TIAGO LISBOA . Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre capitais do país. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 1183-1203, 2014.

BARTHOLO, Tiago L. ; BRUEL, Ana Lorena ; KOSLINSKI, Mariane C ; COSTA, M. . Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 18, p. 81-114, 2014.

BARTHOLO, Tiago L. ; COSTA, M. . Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades escolares. Cadernos de Pesquisa, v. 44, p. 670-692, 2014.

CONSTANT, Elaine; Quirino, D. . Fóruns das universidades: a construção de elos na formação continuada de professores do PNAIC. In: Elaine Constant; Lílian Nasser; William Soares dos Santos. (org.). Educação em movimento: artigos e relatos de experiências do pacto nacional para a alfabetização na idade certa no rio de janeiro em 2014. 1ed.Belo Horizonte: Rona editora, 2015, v. 1, p. 12-508.

CONSTANT, Elaine. A avaliação diagnóstica em debate: duas lógicas em contraposição no cotidiano da escola pública. In: Suzana dos Santos Gomes; Adilene Gonçalves Quaresma. (org.). Políticas e práticas na educação básica e superior: desafios da contemporaneidade. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda., 2015, v. 1, p. 3-390.

Gomes, m. M. P. L. ; CONSTANT, Elaine . Compreendendo os materiais didáticos utilizados nas práticas curriculares do rio de janeiro. In: Carmen Teresa Gabriel; Luciene Maciel Stumbo Moraes. (org.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1ed. Petrópolis: DP et alli, 2014, v. , p. 1-338.

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br