gpee

Portal

LINHAS DE PESQUISA

Integrantes:
Ana Lídia Felipe Guimarães
Bruna Rodrigues Cardoso
Carla Cristina Silveira
Daniela Honorato Sousa
Filomena Rates
Glaucya Lins
Karine de Andrade
Luciene Pereira
Luciene Vales
Luzia Cruz
Marta Amaral
Monique Maiques
Roseane Caputo
Talita Perini
Thelma Taets

Descrição:
Os estudos desenvolvidos pelo professor Renato José de Oliveira têm como suporte a Teoria da argumentação ou Nova retórica desenvolvida na metade do século passado por Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Esta possibilitou renovar a visão acerca das questões argumentativo-teóricas, passando o discurso a ter outra importância no pensamento filosófico. A retórica - antes tratada como lógica de segunda categoria ou linguagem charlatã - passa a ser considerada como negociação de distâncias entre sujeitos que apresentam argumentos e razões. Em vista disso, deixa de ser vista somente como disputa entre interlocutores. Quem fala ou escreve (orador) apresenta teses a um auditório que as recebe e avalia.

Integrantes
Edith Maria Marques Magalhães
Glauria Janaína dos Santos
Gleiza Miranda
Helen Silveira Jardim
Janaína Pires Garcia
Júlio Cesar almeida de Oliveira
Leni Theodoro
Letícia Calhau
Letícia Coutinho
Mariana Gomes
Micheleni Moraes
Rita de Cássia Souza da Silva
Silvia do Socorro Celusso
Simone Nascimento
Tatiana de Silva
Thaís Prandres
Vicente Estevam

Descrição:
Os estudos desenvolvidos pela professora Maria Judith Sucupira da Costa Lins têm como suporte as contribuições de Alasdair McIntyre, filósofo escocês radicado nos Estados Unidos que desenvolve pesquisas sobre a ética ligada à filosofia e à sociologia, com origem nos estudos de Aristóteles, mas construindo uma teoria original.

Preocupado com o fazer filosófico inserido no contexto social, MacIntyre denuncia a desordem moral existente nas sociedades e analisa as possíveis causas que teriam sua raiz no Emotivismo. Suas pesquisas apontam para as virtudes como possibilidade da vivência ética. A publicação de sua obra “Depois da Virtude” (1981) foi considerada um divisor de águas nos estudos sobre ética e moral. MacIntyre discute as principais idéias ao longo da história da ética procurando entender a contribuição de cada uma das grandes teorias e os principais motivos do fracasso destes modelos.


Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br