leduc

Portal

PRODUÇÃO

Artigos e Capítulos de livros publicados pelos professores pesquisadores do Leduc, decorrentes das pesquisas em andamento

ANDRADE, L. T. de A linguagem da formação docente Revista Língua escrita CEALE, UFMG, v. 1. p. 124-135, 2007

ANDRADE, L. T. de Que linguagem falar na formação docente de professores de língüa?. In: Lia SCHOLZE; Tânia M. K. RÖSING. (Org.). Teorias e práticas de letramento. 1ª ed. Brasília: Inep, 2007, v.1 , p. 127-143.

ANDRADE, L. T.; CORSINO, P. Critérios para a constituição de um acervo literário para as séries iniciais do Ensino Fundamental: o instrumento de avaliação do PNBE-2005. In: Aparecida Paiva; Aracy Martins; Graça Paulino; Hércules Corrêa, Zèlia Versiani. (Org.). Literatura: saberes em movimento. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica; Ceale, 2007, v. 1, p. 79-91.

ANDRADE, L. T. de e LIMA, M. B. de Q. Gêneros em constituição na escrita de portifólios por professoras alfabetizadoras em formação apresentado e submetido à avaliação para publicação no 16º COLE – Congresso de leitura do Brasil, Campinas, S.P.: ALB, 2007.

ALMEIDA, A. M. G. de e CONCEIÇÃO, D. C. B. da Discursos sobre mediação literária de professoras alfabetizadoras formadas em letras ou em pedagogia apresentado e submetido à avaliação para publicação no 16º COLE – Congresso de leitura do Brasil, Campinas, S. P.: ALB, 2007.

ANDRADE, L. T. de e REIS, C. M. B. Faça o que eu digo e faça o que eu faço: a escrita como via dialógica formadora in Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro: PPGE-FE-UFRJ, julho 2007

CASTRO, M. C. e DOMINGUES, A. B. O ensino-aprendizagem da escrita e o exame vestibular da UFRJ: desafios à articulação da educação básica com a superior in Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro: PPGE-FE-UFRJ, julho 2007


Projetos e Cursos (extensão e especialização) articulados às pesquisas:

  • Curso de extensão de formação continuada para professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro da 2ª CRE:
    Título: Alfabetização, leitura e escrita
    60 hs / 3 hs semanais / semestral (oferecida uma turma em 2006-2 e 2007-1; em 2007-2 oferecidas duas turmas)
  • Curso de Especialização Saberes e Práticas de professores da Educação Básica – CESPEB – Alfabetização, Leitura e escrita, destinado a professores alfabetizadores da rede pública que busquem um aprofundamento em suas reflexões sobre as práticas pedagógicas em vigor e a ser inovadas.
  • Pró-Letramento estado do Rio de Janeiro
    Curso de formação continuada oferecido por Centros universitários que compõem a Rede Nacional de Formação de Professores. Em parceria com o CEEL-UFPE (Centro), coordenamos o programa e também temos formadores que compõem a equipe. O programa foi iniciado em 20/11/2006 no estado do Rio de Janeiro e seguirá até setembro do ano de 2007.
  • Pró-Letramento estado do Rio de Janeiro – 2010/2011
    Curso de formação continuada oferecido pela UFRJ como IES que se prontifica a contribuir com o programa, em sua 2ª edição no RJ.
  • Pró-Infantil RJ sob coordenação da Professora Patrícia Corsino, visa a certificação de educadores que já atuam em instituições de educação infantil e que têm agora sua formação completada. 2009-2012
  • Olimpíadas da Língua Portuguesa estado RJ – MEC e CENPEC sob coordenação de Ludmila Thomé de Andrade e Claudia Bokel Reis que também atuaram como formadoras, juntamente com Priscila M. Corrêa e Elizabeth Orofino Lucio. Programa de formação continuada oferecido a professores de Língua Portuguesa que implementarão formações em seus municípios junto a professores de português de suas escolas de modo a que os qls fluminenses participem do concurso nacional de escrita dos gêneros: poesia, memórias literárias, artigo de opinião e crônica.
  • Projeto de Extensão desenvolvido na FE/ UFRJ “Formação Inicial e continuada de docentes do ensino fundamental: encontros em uma sala de leitura para educadores da infância”. A FE conta com o acervo literário e o local para a organização e funcionamento da sala de leitura aberta à formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino fundamental, a ser colocada em funcionamento na sala 223 da Faculdade de Educação. Com este projeto, serão colocadas em prática ações de leitura junto aos alunos dos cursos de graduação em Pedagogia e ao de Extensão em Alfabetização. O objetivo é promover a integração entre formação inicial do curso de Pedagogia com a formação continuada de professores do município do Rio de Janeiro.

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br