leped

Portal

Linhas de Pesquisa

Currículo, Docência e Linguagem
Didática e Formação de Professores
Saberes docentes e aprendizagem matemática
Formação e Trabalho de Professores em Educação, Cultura e Arte

Grupos de trabalho


Integrantes
Monique Andries Nogueira (coordenação)


Integrantes
Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (coordenação)

Descrição: O GEPEMAT dedica-se a estudos e pesquisas que tem como foco a formação e a prática de professores que ensinam matemática na educação básica. Trata-se de um grupo colaborativo, que compõe-se de professores que ensinam matemática, licenciandos em matemática, alunos de curso de pedagogia, e alunos do curso de pós-graduação em ensino de matemática do PEMAT/UFRJ. Além desses, outros pesquisadores participam de projetos comuns interinstitucionais, como o projeto citado em 1.1, que congrega pesquisadores de todo o Brasil. No âmbito das discussões e pesquisas realizadas no GEPEMAT, coloca-se como questão central a construção/produção dos saberes docentes para o ensino e aprendizagem de matemática, a partir da literatura desse campo de pesquisa. Como referências principais destacam-se Lee Shulman, Deborah Loewenberg Ball, Mark Hoover Thames, Geoffrey Phelps, Plínio Cavalcanti Moreira, entre outros.


Integrantes
Giseli Barreto da Cruz (coordenação)

Descrição: O GEPED dedica-se a estudos e pesquisas que têm como foco Pedagogia, Didática, Formação e Trabalho de Professores. Trata-se de um grupo que reúne professores universitários, doutorandos, mestrandos, graduandos, professores e gestores da escola básica. No âmbito das discussões e pesquisas realizadas atualmente coloca-se como questão central o que prevalece como Didática na formação de professores? Que concepções e práticas didáticas integram a base de conhecimento profissional docente? Propõe um programa integrado de pesquisas, formado de três grandes estudos investigativos: O primeiro estudo sobre concepções e práticas didáticas de formadores de professores (2009-2012); o segundo sobre a Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição identitária de futuros professores (2012-2015); e o terceiro sobre concepções e práticas didáticas de egressos de cursos de licenciatura (2015-2018). O que se compreende sobre Didática e o que se faz com ela representa o norte das pesquisas, a partir da visão de professores dos cursos de licenciatura (primeiro estudo); de estudantes concluintes de cursos de licenciatura (segundo estudo); e de professores da educação básica (terceiro estudo). Além desse Programa, desenvolve estudos sobre o trabalho docente na contemporaneidade e sobre o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da CAPES.


Integrantes
Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento (coordenação)


Integrantes
Teresa Paula Nico Rego Gonçalves (coordenação)

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br