leped

Portal

Produção


Artigos em periódicos
NOGUEIRA, M. A. e MIGON. C. de A. Possibilities and limits of a multi/intercultural music appreciation at schools. Literacy Informaton and Computer Education Journal (LICEJ). Vol 6, no. 2, 2015.

NOGUEIRA, M. A. Postar é preciso, viver não é preciso: transformações no conceito de experiência estética. Revista Impulso, vol. 5, série 62, Piracicaba, 2015.

NOGUEIRA, M. A. Adorno e os tipos de comportamento musical: atualidade e limites de uma categorização. Revista Inter-Ação, vol. 39, série 2, Goiânia, 2014.

NOGUEIRA, M. A. Educação Musical no contexto da indústria cultural: alguns fundamentos para a formação do pedagogo. Revista Educação/UFSM, 2012.

NOGUEIRA, M. A. Formação cultural de professores: questões teóricas. Salto para o futuro. TV Brasil, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
NOGUEIRA, M. A. A formação cultural de professores ou a arte da fuga. Goiânia: UFG, 2008. 2ª. Reimpressão: 2012.

Capítulos de livros publicados
NOGUEIRA, M. A. Educação musical, repertório e emancipação no contexto da indústria cultural. In: Maia, Ari; Zuin, Antônio Álvaro; Lastória, Luiz Antônio. (Org.). Teoria crítica da cultura digital: aspectos educacionais e psicológicos. 1ª.ed. São Paulo: Nankin, v. 1, 2015.

NOGUEIRA, M. A.; OLIVEIRA, A. T.; CRUZ, G. B. ; NASCIMENTO, M. G. C . Didática e Formação de Professores: contribuições do Leped – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. In: Nogueira, M. A.; Oliveira, A. T. C. de; Cruz, G. B.; Nascimento, M. G. C. A.. (Org.). Ensino de Didática – entre recorrentes e urgentes questões. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2014.

NOGUEIRA, M. A. Arte e Experiência estética: o assombro aproximando crianças e adultos. In: Sílvia Rosa da Silva Zanolla. (Org.). Arte, Estética e Formação Humana. 1ed.Campinas: Alínea, 2013.

OLIVEIRA, K. A. S. e NOGUEIRA, M. A. Novos sentidos da crítica por meio do saber sensível das imagens: a experiência estética viva. In: Sílvia Rosa da Silva Zanolla. (Org.). Arte, Estética e Formação Humana. 1ed.Campinas: Alínea, 2013.

NOGUEIRA, M. A.. Indícios de um princípio educativo na crítica musical de Adorno. In: Bruno Pucci; Belarmino César da Costa; Fábio A. Durão. (Org.). Teoria crítica e crises: reflexões sobre cultura, estética e educação. 1ed.Campinas: Autores associados, 2012.

NOGUEIRA, M. A.. Por uma educação musical com Adorno (e não como adorno). In: Gilberto Icle. (Org.). Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, v. 2, 2012.

NOGUEIRA, M. A. Arte y experiencia estetica: el assombro aproximando chiquitos y grandes. Infancias de latinoamerica: los chiquitos y los grandes. 1ed. Buenos Aires: Arcor, 2012.

NOGUEIRA, M. A. A expressão musical e a criança de zero a cinco anos. Caderno de formação: didática dos conteúdos de formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica/UNESP, 2011.

NOGUEIRA, M. A. Experiências estéticas em sala de aula: a formação cultural de futuros professores. In: Renato José de Oliveira; Maria Judith Sucupira da Costa Lins. (Org.). Ética e educação: uma abordagem atual. Ética e educação: uma abordagem atual. Curitiba: CRV, 2009.


2015 – A Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática: Reflexões e Desafios. OLIVEIRA, A. T. C. C; D’AMBROSIO, B; GRANDO, R. Educação, Matemática e Pesquisa, ISSN: 1983-3156, n.17, n.3, pp.425-440.

2014 – A metodologia Lesson Study na Formação de Professores: uma experiência com licenciandos de matemática. COELHO, F; SEGADAS, C; OLIVEIRA, A. T. C. C. Vidya (Santa Maria online) ISSN: 2176-4603, v.34, pp.1-12.

2013 – A matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: reflexões a partir de uma análise de teses e dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. OLIVEIRA, G. M.; OLIVEIRA, A. T. C. C.; Teia Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, ISSN 2177-9309, pp.1-25.

2013 – O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que Matemáticas e que Práticas Formativas? FIORENTINI, D; OLIVEIRA, A. T. C. C. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) ISSN: 0103-636X, pp.917-938.

2011 – O Estágio Supervisionado de Matemática como Processo de Investigação e de Aprendizagem da Docência: o Caso de Cristina. Autor: OLIVEIRA, A. T. C. C. Perspectivas da Educação Matemática, ISSN:1982-7652, Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Volume 4, pp. 118–135.

2011 – O potencial de atividades centradas em produções de alunos na formação de professores de matemática. OLIVEIRA, A. T. C. C.; PALIS, G. L. R. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, ISSN:1665-2436, México, CLAME Edición, Volume14, Fascículo3, ; p.335-359, Circulação Internacional.

2011 – Saberes e práticas formadoras para o ensino de matemática na escola básica. OLIVEIRA, A. T. C. C. Teia Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana,, ISSN:2177-9309, pp. 1-18.


Artigos em periódicos
La pedagogie em question
Giseli Barreto da Cruz e Menga Lüdke
Penser l’Edication (Mont-Saint-Aignan)
Vol. 34, p.7-26, 2014.

A Didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
Giseli Barreto da Cruz e Jules Marcel
Estudos em Avaliação Educacional (FCC)
Vol. 25, p.56-82, 2014.

A formação do pedagogo docente no curso de Pedagogia
Giseli Barreto da Cruz e Armando Arosa
Educação e Cultura Contemporânea
Vol. 11, p.30-68, 2014.

Ensino de Didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores
Giseli Barreto da Cruz e Marli André
Educação em Revista
Vol. 30, p.181-203, 2014.

O papel do professor formador e das práticas de Licenciaturas sob o olhar avaliativo dos futuros professores
Marli André, Patricia Albieira de Almeida, Beusa Ambrosetti, Giseli Barreto da Cruz, Marcia Hobold e Laurizete Ferragut Passos
Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Vol. 12, p.99-121, 2012.

A produção do conhecimento didático na RBEP (1998-2010)
Marli André e Giseli Barreto da Cruz
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Vol. 93, Nº 234, p. 443-462, 2012.

O ensino de Didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores
Giseli Barreto da Cruz e Marli André
Revista Diálogo Educacional
Vol. 12, Nº 35, p. 77-92, jan./abr. 2012.

Teoria e prática no curso de Pedagogia
Giseli Barreto da Cruz
Educação e Pesquisa
Vol. 38, Nº 1, p. 149-164, São Paulo jan./mar. 2012.

Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica
Menga Lüdke e Giseli Barreto da Cruz
Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
Vol. 03, Nº 03, p. 86-107, ago./dez. 2010.

70 anos do curso de Pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
Giseli Barreto da Cruz
Educação & Sociedade
Vol. 30, Nº 109, p. 1187-1205, Campinas set./dez. 2009.

A pesquisa do professor da educação básica em questão
Menga Lüdke, Giseli Barreto da Cruz e Luis Alberto Boing
Revista Brasileira de Educação
Vol. 14, Nº 42, p. 456-468, Rio de Janeiro set./dez. 2009.

A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares
Giseli Barreto da Cruz
Educação e Revista
Nº 29, p. 191-205, Curitiba, 2007.

Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa
Menga Lüdke e Giseli Barreto da Cruz
Cadernos de Pesquisa
V. 35, Nº 125, p. 81-109, São Paulo maio/ago. 2005.


Livros publicados/organizados ou edições

CRUZ, G. B. da; OLIVEIRA, A. T. C. C.; NASCIMENTO, M. G. C. A.; NOGUEIRA, M. A. Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2014.

CRUZ, G. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: História e Formação com Pedagogos Primordiais. 1ª ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011. v. 1. 220p.

LÜDKE, M.; OLIVEIRA, A. T. C. C. de; CRUZ, G. B. da; BOING, L. A.; SCHAFFEL, S. L. O que conta como pesquisa?. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009. v. 1.

CRUZ, G. B. da (Org.). Ciclos em Debate. 1ª ed. Niterói: Intertexto, 2008. v. 1. 104p.

CRUZ, G. B. da (Org.); MARTIN, L. (Org.). Saberes Docentes em Construção. Niterói: Intertexto, 2007. v. 1. 182p.

5.3- Capítulos de livros publicados:

CRUZ, G. B. da; BORGES, L. P. da C. O ensino de Didática em cursos de licenciatura na perspectiva do formador. In: Alda Marin; Selma Garrido Pimenta. (Orgs.). Didática: teoria e pesquisa. Araraquara, 2015, v. 1, p. 155-169.

CRUZ, G. B. da; MARCEL, J. A prática de professores formadores referenciais na visão de seus alunos. In: Maria do Socorre Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales; Isabel Maria Sabino de Freitas. (Orgs.). Didática e prática de ensino na relação com a escola. 1ed. Fortaleza: EDUECE, 2015, v. 1, p. 526-538.

OLIVEIRA, A. T. de C. C. de; CRUZ, G. B. da; NASCIMENTO, M. G. C. A ; NOGUEIRA, M. A. Didática e formação de professores: contribuições do LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. In: Giseli Barreto da Cruz; Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira; Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento; Monique Andries Nogueira. (Orgs.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. 1ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2014, v. 1, p. 23-43.

CRUZ, G. B. da; SILVA, D. S. M.; DAVILA, G. L.; MARCEL, J.; BORGES, L. P. C.; CRUZ, P. G.; ALMEIDA, R. S. de. Concepções e práticas didáticas de professores formadores. In: Giseli Barreto da Cruz; Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira; Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento; Monique Andries Nogueira. (Orgs.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. 1ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2014, v. 1, p. 45-76.

CRUZ, G. B. da; ANDRÉ, M. E. D. A. A produção do conhecimento didático e a formação de professores no Brasil. In: Maria Rita N. S. Oliveira; José Augusto Pacheco. (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. 1ªed. Campinas: Papirus, 2013, v. 1, p. 167-191.

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Grupos de pesquisa e formação de pesquisadores. In: LONGAREZI, A. M.; BARAÚNA, S. M.; GUIMARÃES, I. V. (Org.). Pesquisas educacionais: formação e prática. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2012, v.1, p. 25-45.

CRUZ, G. B. da; CABRAL, R. P.; DASSIE, S. N.; GOMES, E. P.; GONCALVES, C. C. A. R.; MORAES, K. S. P. F.; SILVA, A. B. Perspectivas do planejamento para uma escola em ciclos. In: FETZNER, A. R. (Org.). Ciclos em Revista 5: Gestão Escolar e Ciclos: Políticas e Práticas. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2010, v. 5, p. 87-101.

CRUZ, G. B. da; ABREU, K. F. S. de. Movimento de educadores no processo de elaboração de uma proposta pedagógica: relato de uma experiência. In: AROSA, A. C.; MARINA, L. (Org.). A organização escolar em ciclos na rede municipal de Niterói. 1ª ed. Rio de Janeiro: Oficina de Livros, 2010, v. 01, p. 139-156.

CRUZ, G. B. da. Tempo e espaço escolar: categorias importantes quando pensamos na escolaridade em ciclos. In: CRUZ, G. B. da. (Org.). Ciclos em Debate. 1ª ed. Niterói: Intertexto, 2008, v. 1, p. 19-27.

ANDRÉ, M. E. D. A. de; CRUZ, G. B. da. A produção do conhecimento didático e a formação de professores no Brasil. In: OLIVEIRA, M. R. N. S.; PACHECO, J. A. (orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. 1ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2013. (p. 167-191)


Artigos em periódicos
AMBROSETTI, N. B. ; NASCIMENTO, M. G. C. A.; ALMEIDA, P. C. A. ; CALIL, A. M. G. C. ; PASSOS, L. F. . Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores. Educacão em Perspectiva (Impresso), v. 4, p. 151-173, 2013.

ANTUNES, A. L. ; NASCIMENTO, M. G. C. A.; SILVA, Y. R. O. C. . A formação de professores e os desafios da docência na escolarização de surdos. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. único, p. 1-11, 2013.

NASCIMENTO, M. G. C. A.; SILVA, Y. R. O. C. . Os desafios do trabalho docente no âmbito da educação de surdos e suas implicações em projetos de formação inicial. Revista Espaço v. 35, p. 51-66. Rio de Janeiro : INES, 2011.

NASCIMENTO, M. G. C. A.; SILVA, Y. R. O. C. . A formação de professores para atuação na escolarização de surdos: uma reflexão sobre os currículos de formação inicial. Educação on-Line (PUCRJ), v. 7, p. 1-15, 2010. ISSN: 1809-3760. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0

4.2- Livros publicados/organizados ou edições:

CRUZ, G. B. da (Org.) ; OLIVEIRA, A. T. C. C. (Org.) ; NASCIMENTO, M. G. C. A. (Org.) ; NOGUEIRA, M. A. (Org.) . Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014. v. 1. 197p .

LELIS, I. A., NASCIMENTO, M. G. C. A. (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.

Capítulos de livros publicados
NASCIMENTO, M. G. C. A. O ensino de Didática na formação de professores: desafios no ensino superior. In: CRUZ, G. B.; OLIVEIRA, A. T. C. C.; NASCIMENTO, M. G. C. A..; NOGUEIRA, M. A.. (Orgs.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014, v. 1, p. 161-169.

NASCIMENTO, M. G. C. A. Formadores de professores: memória, trajetórias e habitus profissional. In: FONTOURA, H. A.; LELIS, I. A. O. M.; CHAVES, I., M. A.. (Org.). Espaços formativos, memórias e narrativas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 2, p. 95-110.

NASCIMENTO, M. G. C. A. O trabalho docente no início da carreira: implicações para a formação profissional. In: ALMEIDA, M. I. de et al.. (Org.). Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 2, p. 25-36.

LELIS, I. A. e NASCIMENTO, M. G. C. A. Trajetórias de professores: a pesquisa com histórias de vida. Em: MENDONÇA, A. W. (org.). História e Educação: dialogando com as fontes. Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2010.

LELIS, I. A. e NASCIMENTO, M. G. C. A. O recurso às histórias de vida para o estudo de trajetórias educacionais. Em: MARCONDES, M. I., TEIXEIRA, E. e OLIVEIRA, I. A. (orgs.) Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém : EDUEPA, 2010.

NASCIMENTO, M. G. C. A. Os formadores de professores: identidades e imagens da escola, da profissão e de seus alunos. Em: LELIS, I. A. e NASCIMENTO, M. G. C. A (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.

LELIS, I. A. e NASCIMENTO, M. G. C. A. As estratégias escolares dos estudantes: ser um bom jogador Em: LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.

LELIS, I. A., IORIO, A., MESQUISTA, S. A. M., NASCIMENTO, M. G. C. A. O trabalho docente: a tensão entre intensificação e bem estar profissional Em: LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, M. G. C. A. (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.


Artigos em periódicos
GOMES, E. X.; GONÇALVES, T. N. R. Trabalho da educação: ação humana, não-produtividade e comunidade. Revista Interacções, v. 11 (37), p. 24-46, 2015.

GONÇALVES, T. N. R.; GOMES, E. X. Teorizar o trabalho da educação. Revista Interacções, v. 11 (37), p. 1-4, 2015.

ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R.; GONÇALVES, T. N. R. Satisfação e situação profissional: um estudo com professores nos primeiros anos de carreira. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 40, p. 365-382, 2014.

GONÇALVES, T. N. R.; GOMES, E. X. Re-imaginar o desenvolvimento profissional contínuo de professores: O projecto 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian. Medi@ções. Revista online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, v. 2, p. 63, 2014.

GONÇALVES, T. N. R.; AZEVEDO, N.; ALVES, M. G. Teachers- beliefs about teaching and learning: an exploratory study. Educational Research eJournal, v. 2, p. 54-70, 2013.

GONÇALVES, T. N. R.; GOMES, E. X. ; ALVES, M. G. ; AZEVEDO, N. R. . Theory and Texts of Educational Policy: Possibilities and Constraints. Studies in Philosophy and Education, v. 31, p. 275-288, 2012.

ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R.; GONCALVES, T. N. R. . Educational Research and Doctoral Dissertations: A Review Within a Research Community. Qualitative Inquiry, v. 18, p. 626-637, 2012.

ALVES, M. G.; NEVES, C.; AZEVEDO, N. R.; GONÇALVES, T. N.R. Reconstructing Higher Education? The Case of Master-s and PhD Programmes in Education in a Portuguese Institution. European Educational Research Journal, v. 11, p. 520, 2012.

GONÇALVES, T. N. R.; CAMPOS, J. Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 20, p. 503-524, 2012.

REIS, P. R.; GONÇALVES, T. N. R.; MESQUITA, L. A avaliação do período probatório de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 20, p. 525-546, 2012.

GONÇALVES, T. N. R. El sujeto neuronal: aportaciones para una pedagogía de la posibilidad. Teoría de la Educación (Internet), v. 13, p. 273-298, 2012

GONÇALVES, T. N. R. Ciências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educação, v. 25, p. 217-239, 2012.

GONÇALVES, T. N. R. Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 15, p. 564-579, 2010.

BERNAL, A.; GONCALVES, T. N. R. Identidade narrativa e plasticidade neuronal. Algumas propostas pedagógicas. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 42, p. 27-43, 2008.

BERNAL, A.; GONCALVES, T. N. R. . Nuevo enfoque pedagógico a partir de la plasticidad y de la narratividad. Bordon: revista de pedagogia, v. 58, p. 155-167, 2006.

GONÇALVES, T. N. R. Globalisation et cognition. Questions et défis à partir du paradigme emergent de la société cognitive. Diotime. Revue internationale de didactique de la philosophie, v. 29, p. 10-18, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições

ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R.; GONCALVES, T. N. R. . Educational Theory Informing Educational Research. Scenarios and lines of flight. 1.ed. Lisboa: UIED-FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2013. v. 1. 101p .

GONÇALVES, T. N. R. Conhecimento dos processos cognitivos dos alunos e saber docente. 1.ed. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011.

GONÇALVES, T.; CAMPOS, J. Supervisão e avaliação: construção de registos e relatórios. 1. ed. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010.

Capítulos de livros publicados

PIRES, A. O.; GONÇALVES, T. N.; GOMES, E. X. (2015). Formação contínua de professores e formação de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10×10 da Fundação Calouste Gulbenkian. In: Ana Pereira et al (org.). Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III). Investigar práticas em contexto. Edições Escola Superior de Educação de Setúbal, 2015, p. 61-78.

SWINNERTON, M. A.; GOMES, E. X.; GONCALVES, T. N. R. Parcerias criativas – espaços entre a formação, a pedagogia e a arte. Uma experiência de investigação em parceria. In: Ana Luísa de Oliveira Pires; António Ângelo de Vasconcelos; Carla Cibele Figueiredo; Mariana Gaio Alves. (Org.). Trabalhar (s)em rede em educação. Dinâmicas de cooperação. 1ed.Caparica: UIED-FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2014, p. 141-151.

GONÇALVES, T. N. R.; AZEVEDO, N. R.; ALVES, M. G. Theorizing education: Introducing a conversation.. In: Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Teresa N. R. Gonçalves. (Org.). Educational Theory Informing Educational Research. Scenarios and lines of flight. 1ed.Lisboa: UIED-FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2013, v. 1, p. 5-19.

AZEVEDO, N. R.; GONCALVES, T. N. R.; ALVES, M. G. Theorising Education and Educating Researchers: one experience at UIED/FCT/UNL. In: Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Teresa N. R. Gonçalves. (Org.). Educational Theory Informing Educational Research. Scenarios and lines of flight. 1ed.Lisboa: UIED-FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2013, v. 1, p. 37-57.

GONÇALVES, T. N. R.; REIS, P. R. ; SILVA, L. M. Contributos da primeira implementação do período probatório para o desenvolvimento profissional dos professores portugueses. In: Célia Maria Guimarães, Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Abdeljalil Akkari & Alberto Albuquerque Gomes. (Org.). Formação e profissão docente. 1ed.São Paulo: Junqueira & Marin Editores, 2011, v. 1, p. 167-186.

GONÇALVES, T. N. R.. Investigar em educação: fundamentos e dimensões da investigação qualitativa. In: Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo. (Org.). Investigar em educação. Desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. 1ed.Lisboa: UIED-FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2010, v. 1, p. 39-62.

GONÇALVES, T. N. R. Plastic Brains and Complex Systems: a trans-diciplinary approach to education and the cognitive sciences. In: Karanika-Murray & Wiesemes. (Org.). Exploring avenues to interdisciplinary research: from cross to multi to inter – disciplinarity. 1ed.Nottingham: Nottingham University Press, 2009, v. 1, p. 9-24.

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br