lepeh

Portal

GRUPOS DE PESQUISA

O LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA é constituído por diferentes grupos de pesquisa coordenados pelos pesquisadores associados.

Coordenação

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro(Professora associada UFRJ, Pesquisadora CNPq)

Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Formação de Professores/UFRJ reúne professores da educação básica e superior, doutorandos e mestrandos do PPGE/UFRJ e estudantes de graduação. Integra o Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da UFRJ e desenvolve pesquisas no campo do currículo e da formação de professores abordando a docência na interface com a produção do conhecimento escolar, em perspectiva sincrônica e diacrônica, em diferentes contextos curriculares e temporalidades, em especial na área do ensino de História.

Atualmente estão em andamento dois projetos de pesquisa com financiamento de agências públicas de fomento:

  • Tempo presente e ensino de história: historiografia, cultura e didática em diferentes contextos curriculares, com apoio do CNPq (Bolsista de produtividade (2014-2017 e duas bolsas PIBIC);
  • Narrativas do Estado do Rio de Janeiro nas aulas de História: um estudo a partir de diferentes vozes, com apoio da FAPERJ (Edital Emergentes 2014- 2017).

Coordenação

Alessandra Nicodemos (Professora Adjunta /UFRJ)

Descrição:

Coordenação

Amílcar Araújo Pereira(Prof. Adjunto IV da Faculdade de Educação da UFRJ)

Descrição: O AYA-GEEAR/UFRJ reune alun@s de graduação, mestrand@s e doutorand@s do PPGE/UFRJ e mestrand@s do Mestrado Profissional em Ensino História (ProfHistória-UFRJ), além de professores/as que atuam nas redes públicas de ensino no Estado do Rio de Janeiro, tod@s envolvid@s com pesquisas e ações extensionistas relacionadas às lutas antirracistas no âmbito da Educação e seus impactos nos currículos, especialmente de História.

Atualmente estão em andamento dois projetos de pesquisa com financiamento:

  • As lutas anti-racistas e seus impactos na Educação: currículos de História em contextos plurais, com apoio do CNPq (Edital Universal, 2016);
  • The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles, com apoio da EUROPEAN RESEARCH COUNCIL (ERC).

Coordenação

Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec(Professora titular UFRJ, Pesquisadora CNPq)

Descrição: O Grupo de Estudo em Currículo, Cultura e Ensino de História/UFRJ reúne pesquisadores e professores da UFRJ e da educação básica, doutorandos, mestrandos do PPGE/UFRJ e alunos de graduação. Integra simultaneamente o Núcleo de Estudos de Currículo da UFRJ (NEC) e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de História (LEPEH) desenvolvendo estudos que tem como foco a abordagem discursiva da interface conhecimento, sujeito e poder em diferentes contextos de formação, em particular na área de História.

Atualmente está em andamento o projeto de pesquisa com financiamento:

  • Currículo como Espaço autobiográfico: conhecimento, sujeitos e demandas, com apoio do CNPq (Bolsista de produtividade 2016-2019);

Os projetos de pesquisa concluídos são:

  • Narrativas do Estado do Rio de Janeiro nas aulas de História: um estudo a partir de diferentes vozes com apoio da FAPERJ - Edital Emergentes 2014-2016
  • Abordagens discursivas de juventude no tempo presente: questões metodológicas nas analises dos textos curriculares - Bolsa CNPq de Produtividade (2013-2016) e chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.18/2012 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (2013-2015)
  • Discurso, Verdade, diferença e hegemonia nos currículos de História: um estudo em diferentes contextos - Apoio da FAPERJ/Edital JCN 2010 - Jovem Cientista do Nosso Estado (2010-2013)

Coordenação

Warley da Costa(Professora adjunta UFRJ)

Descrição: O Grupo de Estudos /UFRJ Currículo, Cultura, identidade diferença (GECCID-UFRJ agrega professores da educação básica , estudantes das Licenciaturas e pós–graduandos (Especialização-CESPEB e Prof. História) , além de estudantes graduandos do Programa Pet-Conexões de Saberes Identidades. O grupo integra o Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da UFRJ e desenvolve pesquisas no campo do currículo abordando, na interface ensino de História/identidade diferença, questões referentes à reeducação das relações étnico-raciais. Destaca o papel importante da história e da memória na produção da identidade/ diferença; as problematizações das narrativas nacionais eurocêntricas hegemônicas assim como as narrativas oriundas dos movimentos sociais. No âmbito do ensino superior, desenvolve estudos sobre o estudante universitário de origem popular (EUOP) na UFRJ com ênfase nos processos de integração e pertencimento desse estudante no espaço acadêmico em meio aos debates acerca das políticas de cotas raciais. Atua em pesquisas em diferentes contextos curriculares e temporalidades, em especial livro didático, uso de imagens e meios digitais de aprendizagem.

Coordenação

Cinthia Monteiro de Araújo(Professora adjunta UFRJ)

Descrição: O Grupo de Pesquisa Diferenças e Interculturalidades no Ensino de História – DIFERIR reúne mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de História/ PPGEH/UFRJ , bolsistas PIBID, PIBIC , estudantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica/ CESPEB e estudantes de graduação. Integra também o Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da UFRJ e desenvolve pesquisas no campo do currículo e da formação de professores abordando temas referentes às relações/tensões entre igualdade e diferenças no cotidiano escolar, especialmente no que se refere a discursos curriculares no ensino de História

Palavras-chave:Educação, Currículo, Ensino de História, Educação Intercultural


Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br