lepeh

Portal

LINHAS DE PESQUISA

Coordenação

Integrantes

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Amílcar Araújo Pereira
Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
Fernando de Araújo Penna

Descrição: A linha de pesquisa Currículo, docência e Linguagem reúne estudos que englobam a história e o processo de produção e distribuição dos conhecimentos escolares nas diferentes áreas disciplinares; a interface escola, cultura, poder e linguagem; a formação discente e docente em diferentes contextos e os fazeres curriculares.

Palavras-chave

Currículo
Ensino de História
Formação de professores
Conhecimento escolar em História
Saberes docentes
Políticas de currículo

Áreas do conhecimento

Ciências Humanas
Educação
Currículo > Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
História > Teoria e Filosofia da História > Epistemologia social escolar

Setores de aplicação

Educação

Coordenação

Integrantes

Amílcar Araújo Pereira
Cinthia Monteiro de Araújo
Giovana Xavier da Conceição Nascimento
Rodrigo Dias Teixeira
Warley da Costa

Descrição: O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas e ações docentes que priorizem as relações entre ensino de história e reeducação das relações étnico-raciais assim como ensino de história e direitos humanos.

Palavras-chave

Ensino de História
Direitos humanos
Reeducação das relações étnico-raciais

Áreas do conhecimento

Ciências Humanas

Setores de aplicação

Educação

Coordenação

Integrantes

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Amílcar Araújo Pereira
Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec
Cinthia Monteiro de Araújo
Fernando de Araújo Penna
Giovana Xavier da Conceição Nascimento
Rodrigo Dias Teixeira
Warley da Costa

Descrição: Pesquisas e estudos em ensino de história na educação básica e superior, em suas articulações e diálogos com autores que investigam as questões curriculares e a produção de sentidos do conhecimento escolar e da história pública, em diálogo com a teoria da história, a historiografia e os múltiplos saberes que circulam na sociedade, no enfrentamento de desafios epistemológicos e políticos nas disputas por hegemonia na produção de identidades sociais e da memória.

Palavras-chave

Ensino de História
Currículo
Cultura
Formação de professores
Teorias da História
Historiografia

Áreas do conhecimento

Ciências Humanas
Educação
Currículo > Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Setores de aplicação

Educação superior
Educação infantil e ensino fundamental

Coordenação

Integrantes

Alessandra Nicodemos
Rodrigo Dias Teixeira
Warley da Costa

Descrição: Estudos que têm como principal eixo o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos, problematizado as políticas e os discursos que engendram a seleção, organização, mediação e distribuição dos conhecimentos escolares; a produção de materiais didáticos; as políticas e ações na reeducação das relações étnico raciais na EJA e as questões relativas às especificidades das práticas docentes de professores atuantes nessa modalidade na construção de um currículo crítico.

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos
Ensino de História
Currículo crítico
Prática docente

Áreas do conhecimento

Ciências Humanas > Educação > Ensino-Aprendizagem

Setores de aplicação

Educação

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br