lepeh

Portal

PRODUÇÃO

Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Formação de Professores – GEHPROF

Artigos completos em periódicos qualificados da área (7); publicados (7):

GONÇALVES,N.G.; MONTEIRO, A. M. F.C. Saberes e práticas docentes e ensino de História: temas, conceitos, referenciais (1970-2014). Educação em Revista. Belo Horizonte ( MG), Brasil,v.33,abr.2017.

MONTEIRO, A. M. F.C. Aulas de História: questões do/no tempo presente. Educar em Revista. Curitiba,Brasil,n.58,p.165-182,out-dez 2015.

MONTEIRO, A. M. F. C.; AMORIM, M.de O. Potencialidades das “narrativas de si” em narrativas da história escolar. Revista História Hoje. São Paulo, Brasil, v.4, n.8,p.15-31, jul-dez 2015.

MONTEIRO, A. M. F.C. Formação de professores: entre demandas e projetos. Revista História hoje. São Paulo, Brasil, v.2, n.3, p.19-41, jan-jun 2013;

AZEVEDO,P.B.; MONTEIRO, A. M. F.C. A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento. Praxis Educativa. Ponta Grossa (PR), Brasil, v.8,n.2, jul-dez.2013 (p. 559-580).

MONTEIRO, A. M. F.C.; PENNA, F. A. Ensino de história: saberes em lugar de fronteira. Revista Educação e Realidade, v. 36, p. 191-211, 2011.(A2);

AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F.C. Ensino de história: argumentação e construção de sentido na História ensinada. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 6, p. 111-120, 2011;

Livros organizados (4):

MONTEIRO, A.M. F.C. ; GABRIEL,C.T.; BOMFIM,M. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: MAUAD X/FAPERJ, 2016.

MONTEIRO, A. M. F.C.; GABRIEL, C.T.; COSTA, W. da; ARAUJO,C.M. de (Orgs.) Pesquisa no ensino de história: entre apostas políticas e desafios epistemológicos. MAUAD X/FAPERJ, 2014;

PEREIRA, A. A.; MONTEIRO, A. M. F.C. (Orgs.)Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2013. (355p).

GONCALVES, M. A.; MONTEIRO, A. M. F.C.; REZNIK,L; ROCHA, H. (Orgs.) . Qual o valor da história hoje? 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2012. v. 1. (328p).

Capítulos de livros publicados (8):

MONTEIRO, A. M. F.C.; RALEJO, Adriana S.; AMORIM, Mariana. Entre o vivido e o narrado: sentidos de Rio de Janeiro em aulas de História. IN: MONTEIRO, A.M. F.C. ; GABRIEL,C.T.; BOMFIM,M. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: MAUAD X/FAPERJ, 2016.

GONÇALVES, N.G.; MONTEIRO, A. M. F.C. Docentes e ensino de História: os porquês dos saberes e práticas em questão nos periódicos brasileiros. IN: FERREIRA, C.A.L.; MOLINA,A.H.(Orgs.) Por textos e contextos: os caminhos do ensino de História. Curitiba: CRV Editora, 2016. (555 p.) ( 386-406)

MONTEIRO, A. M. F.C. Perspectivas do conhecimento histórico no Ensino Médio. IN:ZAMBONI,E.;GALZERANI,M.C.B.; PACIEVITCH,C. (Orgs.) Memória, Sensibilidades e Saberes. Campinas(SP):Editora Alínea, 2015. (462 p.) (394-408)

MONTEIRO, A. M. F.C.; RALEJO, A.S.; CICARINO,V. “Brasil: uma história dinâmica IN: MONTEIRO, A. M. F.C.; GABRIEL,C.T.; COSTA, W. da; ARAUJO,C.M. de (Orgs.) Pesquisa no ensino de história: entre apostas políticas e desafios epistemológicos. MAUADX/FAPERJ,2014.(189-208)

FERREIRA, M.S.; GABRIEL, C.T.; MONTEIRO, A. M. F.C. Sentidos de currículo e ensino de Biologia e História: deslocando fronteiras na formação docente. IN:GABRIEL,C.T.; MORAES,L.M.S. (Orgs.) Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. Petrópolis (RJ):DP et Alii, 2014 (81-100);

MONTEIRO, A. M. F.C. Livros didáticos de história para o ensino médio e as orientações oficiais: processos de recontextualização e didatização IN: GALZERANI, M. C. B. ; BUENO, J.B.G.; PINTO JUNIOR,A. (Ogs.) Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de história. Jundiaí:Paco Editorial; Campinas: centro de memória:UNICAMP,2013.(209-226)

MONTEIRO, A. M. F.C. . Tempo presente no ensino de História: o anacronismo em questão. IN: Gonçalves, Marcia de A.; Monteiro, Ana Maria F. da C.; Reznik, Luis; Rocha,Helenice A.B.. (Orgs..). Qual o valor da História hoje?. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2012, v. 1, p. 191-214.

MONTEIRO, A. M. F.C. Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e a formação de professores: tensões e desafios curriculares no tempo presente. IN: Helena Amaral Fontoura; Marco Silva. (Orgs.). Formação de professores, culturas: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, v. 2, p. 81-106.

Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos - LIEJA

Autor ou coautor de livro didático

NICODEMOS, Alessandra. EJA Moderna, 2013. Livro Didático para Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Disciplina de História. Editora Moderna.

Capítulo de livro científico

NICODEMOS, Alessandra Os sentidos de viver a cidade: o Rio de Janeiro como espaço vivido dos trabalhadores In: Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história.1 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, v.1, p. 167-186.

NICODEMOS, Alessandra Ensino da História Negra na Educação de Jovens e Adultos trabalhadores e o legado da Educação Popular In: Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas. 1 ed. Rio de Janeiro: Fino Trato, 2016, p. 77-87.

NICODEMOS, Alessandra; OLIVEIRA, P. Conhecimento ou ação: por onde principia? Educação e relações étnico-raciais no cotidiano escolar In: Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas afro-brasileiras nas salas de aula. Brasília: Fundação Vale /UNESCO, 2014, p. 77-87.

NICODEMOS, Alessandra. As teorias críticas do currículo e o processo de execução, construção e ressignificação de práticas curriculares na EJA. In: Marta Lima de Souza. (Org.). Currículo em EJA: Saberes e práticas de educadores. Rio de Janeiro: SESC - Departamento Nacional, 2011, p. 38-53.

Trabalho completo publicado em anais de congresso nacional

NICODEMOS, Alessandra O que nos tem dito os Manuais de Didática de História sobre escolarizar jovens e adultos trabalhadores no tempo presente. In: XVII Simpósio Nacional de História ANPUH, 2015, Florianópolis. Anais do XVIII Simpósio Nacional de História. 2015.

NICODEMOS, Alessandra O Legado Da Educação Popular Como Elemento Curricular na Formação Continuada de Educadores de Jovens e Adultos em Curso de Especialização - A Experiência do CESPEB/EJA – UFRJ in Anais V Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, Campinas, 2015.

NICODEMOS, Alessandra Ensino de História na EJA: o legado da educação popular e os desafios docentes na formação do aluno jovem e adulto trabalhador. In: XVII Simpósio Nacional de História ANPUH, 2013, Natal. Anais do XVII Simpósio Nacional de História. 2013.

Artigo publicado em revista Acadêmica

NICODEMOS, Alessandra; SILVA, Henrique; ALVES, Ana Carolina Afirmações e Resistências: cultura escolar e juventude. Locus Revista de História. v. 22, p. 353-373, 2016.

NICODEMOS, Alessandra Práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos: conscientização ou conversão? Revista Periferia (UERJ). v.6, p.1 - 15, 2015.

Grupo de Estudos em Educação Antirracista - AYA-GEEAR

Artigos completos publicados em periódicos

PEREIRA, Amilcar Araujo; ARAUJO, M. . Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas. Educação e Realidade, v. 42, p. 139-160, 2017.

PEREIRA, Amilcar Araujo. Nelson Mandela: caso raro. Carta Fundamental, v. 55, p. 30-33, 2014.

PEREIRA, Amilcar Araujo. Resistência também dentro da escola. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 101, p. 80-83, 2014.

PEREIRA, Amilcar Araujo. Memória, Democracia e Educação: reflexões sobre diversidade étnica e história oral. História Oral (Rio de Janeiro), v. 16, p. 69-84, 2013.

PEREIRA, Amilcar Araujo. ?Por uma autêntica democracia racial!? Os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história. Revista História Hoje, v. 1, p. 111-128, 2012.

PEREIRA, Amilcar Araujo; VITTORIA, P. . A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 25, p. 291-311, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições

ALBERTI, Verena (Org.) ; PEREIRA, Amilcar Araujo (Org.) . Histórias do movimento negro no Brasil: depoimentos ao CPDOC. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2016. v. 1. 526p.

PEREIRA, Amilcar Araujo; COSTA, Warley da (Org.) Educação e Diversidade em Diferentes Contextos. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2015. v. 1. 328p.

PEREIRA, Amilcar Araujo; OLIVEIRA, Julio Cesar C. de ; LIMA, T. C. S. . Memórias do Baobá: Raízes e sementes na luta por equidade racial no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Kitabu Editora, 2015. v. 1. 144p.

PEREIRA, Amilcar Araujo; OLIVEIRA, Julio Cesar C. de ; LIMA, T. C. S. . Memories of Baobá: from roots to seeds. 1. ed. Rio de Janeiro: Kitabu Editora, 2015. v. 1. 144p.

PEREIRA, Amilcar Araujo; SILVA, Luciana Santos da (Org.) ; LIMA, T. C. S. (Org.) ; NEVES, H. B. (Org.) . Memórias da Ilha da Marambaia: tradições orais da cultura afro-brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Vale/UNESCO, 2015. v. 1. 105p.

PEREIRA, Amilcar Araujo. Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula. 1. ed. Brasília: Fundação Vale/UNESCO, 2014. v. 1. 88p.

PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria (Org.) . Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. 355p.

PEREIRA, Amilcar Araujo. 'O Mundo Negro': relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas/FAPERJ, 2013. 344p.

Capítulos de livros publicados

ALBERTI, Verena ; PEREIRA, Amilcar Araujo . The Black Movement and Race Relations in Brazil: Building New Knowledge Through Online Oral History Materials. In: Rina Benmayor; María Eugenia Cardenal de la Nuez; Pilar Domínguez Prats. (Org.). Memory, subjectivities, and representation: approaches to oral history in Latin America, Portugal, and Spain. 1ed.New York: PALGRAVE MACMILLAN, 2016, v. 1, p. 167-186.

PEREIRA, Amilcar Araujo. O movimento negro e as lutas por educação no Brasil republicano. In: Patrícia Teixeira Santos. (Org.). África & Brasil: Educação. 1ed.Curitiba: Positivo, 2016, v. 1, p. 72-95.

PEREIRA, Amilcar Araujo. The Transnational Circulation of Political References: The Black Brazilian Movement and Antiracism Struggles of the Early Twentieth Century. In: Petra R. Rivera-Rideau; Jennifer A. Jones; Tianna S. Paschel. (Org.). Afro-Latin@s in Movement: Critical Approaches to Blackness and Transnationalism in the Americas. 1ed.New York: Palgrave Macmillan, 2016, v. 1, p. 247-268.

PEREIRA, Amilcar Araujo; LIMA, T. C. S. . "Isso não é História"? professores de História no Rio de Janeiro entre perspectivas e narrativas nacionais e locais sobre história e cultura afro-brasileiras. In: Carmen Teresa Gabriel; Ana Maria Monteiro; Marcus Bomfim Martins. (Org.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, v. 1, p. 107-128.

PEREIRA, Amilcar Araujo; LIMA, T. C. S. . José Correia Leite e a Frente Negra Brasileira: agendas e agências na luta contra o racismo no Brasil no início do século XX. In: Iolanda de Oliveira; Márcia Maria de Jesus Pessanha. (Org.). Educação e Relações Raciais. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2016, v. 1, p. 125-134.

PEREIRA, Amilcar Araujo. O grupo PET/Conexões de Saberes - Diversidade e as construções de identidades na Universidade e nas escolas. In: Amilcar Araujo Pereira; Warley da Costa. (Org.). Educação e Diversidade em Diferentes Contextos. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2015, v. 1, p. 73-84.

PEREIRA, Amilcar Araujo. From the Black Movement's Struggle to the Teaching of African and Afro-Brazilian History. In: Ollie Johnson III; Rosana Heringer. (Org.). Race, Politics, and Education in Brazil. 1ed.New York: Palgrave Macmillan, 2015, v. 1, p. 59-72.

PEREIRA, Amilcar Araujo; MOFACTO, Elizabete S. . Relações étnico-raciais, gestão escolar e educação: dos desafios para a consolidação de uma perspectiva democrática nas escolas. In: Daniela Patti do Amaral. (Org.). Gestão escolar pública: desafios contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Vale; UNESCO, 2015, v. 1, p. 59-74.

PEREIRA, Amilcar Araujo. "Era só mais um Silva que a estrela não brilha"? Paulo Silva e as relações raciais no Brasil. In: Jacques d'Adesky; Marcos Teixeira de Souza. (Org.). Afro-Brasil: debates e pensamentos. 1ed.Rio de Janeiro: Cassará Editora, 2015, v. 1, p. 236-264.

PEREIRA, Amilcar Araujo. Histórias do movimento negro e as lutas por educação no Brasil republicano. In: Giovana Xavier. (Org.). Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2015, v. 1, p. 49-64.

PEREIRA, Amilcar Araujo. A circulação de referenciais e as lutas contra o racismo no início do século XX. In: Martha Abreu, Carolina Vianna Dantas e Hebe Mattos. (Org.). Histórias do pós-abolição no mundo atlântico: identidades e projetos políticos ? volume 1. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2014, v. 1, p. 76-96.

PEREIRA, Amilcar Araujo; FERREIRA, M. C. C. . Currículo na História: experiências e reflexões sobre a Lei 10.639/2003 na UFRJ. In: Carmen Teresa Gabriel e Luciene Maciel Stumbo Moraes. (Org.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1ed.Petrópolis: De Petrus / FAPERJ, 2014, v. , p. 185-202.

PEREIRA, Amilcar Araujo; LIMA, T. C. S. . A questão racial e o movimento negro brasileiro no início do século XX. In: João Gabriel da Silva Ascenso; Fernando Luiz Vale Castro. (Org.). Raça: trajetórias de um conceito - histórias do discurso racial na América Latina. 1ed.Rio de Janeiro: Ponteio, 2014, v. 1, p. 147-167.

PEREIRA, Amilcar Araujo. Relações étnico-raciais na história e no Brasil. In: Amilcar Araujo Pereira. (Org.). Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula. 1ed.Brasília: Fundação Vale/UNESCO, 2014, v. 1, p. 61-74.

PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria . Apresentação. In: PEREIRA, Amilcar Araujo e MONTEIRO, Ana Maria. (Org.). Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2013, v. , p. 7-17.

PEREIRA, Amilcar Araujo; FERREIRA, M. C. C. . A disciplina História e a lei 10.639/03: reflexões sobre experiências com o ensino de história e cultura afro-brasileiras na UFRJ. In: CARVALHO, Carlos Roberto; NOGUERA, Renato; SALES, Sandra Regina Sales. (Org.). Relações Étnico-Raciais e Educação: contextos práticas e pesquisas. 1ed.Rio de Janeiro: NAU/Edur, 2013, v. 1, p. 63-74.

PEREIRA, Amilcar Araujo. O movimento negro no Brasil republicano. In: DANTAS, Carolina Vianna; MATTOS, Hebe; ABREU, Martha. (Org.). O negro no Brasil: trajetórias e lutas em dez aulas de história. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, v. , p. 99-106.

Grupo de Estudos Currículo, Cultura e Ensino de História - GECCEH

2016

GABRIEL, Carmen Teresa. Demandas, memórias e hegemonia em textos curriculares de história: uma análise sobre as estratégias discursivas de combate ao racismo na educação básica In: XAVIER, Giovana. História da Escravidão e da pós-abolição . Rio de Janeiro: Fino Traço, Cachoeira: Editora UFRB, 2016.

MARTINS, Marcus Leonardo Bonfim ; GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento Histórico Escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 11, p. 1-21, 2016..

GABRIEL, Carmen Teresa. Nação, diferença e temporalidade: uma análise discursiva da BNCC de História. In: Vera Maria Candau. (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação "outra"?. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, v. 1, p. 100-125.

GABRIEL, Carmen Teresa. Currículo de História como espaço autobiográfico. In: Inês Ferreira de Souza Braganca; Maria Helena Mena Barreto Abrahão; Maria Santos Ferreira. (Org.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográficas. 1ed.Curtiba: CRV, 2016, v. 1, p. 235-254.

2015

COSTA, Eduardo de Souza ; GABRIEL, Carmen Teresa . RPG, saber Histórico escolar e consciência histórica: um dialogo necessário. Revista Transversos, v. 4, p. 148-160, 2015.

GABRIEL, Carmen Teresa. Jogos do Tempo e processos de identificação hegemonizados nos textos curriculares de Historia. Revista História Hoje, v. 4, p. 32-56, 2015.

GABRIEL, Carmen Teresa Currículo de Historia: entre experiências temporais e espaciais. In: Ernesta Zamboni; Carolina Boverio Galzarani; Carolina Pacienvitch. (Org.). Memórias, sensibilidades e saberes. 1ed.: Átomo e Aliena Editores Associados, 2015, v. 1, p. 120-137.

GABRIEL, Carmen Teresa. Cultura histórica nas tramas da didatização da cultura escolar ( ou Por uma outra definição de Didática da Historia). In: Helenice Rocha, Marcelo Magalhães; Rebeca Gontijo. (Org.) O ensino de História em questão: cultura histórica , usos do passado. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2015, v. 1, p. 161-182.

GABRIEL, Carmen Teresa. Discurso historiográfico e pesquisa biográfica: diálogos possíveis em contexto escolar do tempo presente. In: Elizeu Clementino de Souza. (Org.). (Auto)Biografias e documentação narrativa. Redes de pesquisa e formação. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 219-242.

2014

GABRIEL, Carmen Teresa Apprendre le passé et repondre aux demandes de notre présent: défis pour un curriculum d' histoire au Brésil. Sciencelib, v. 1, p. 113-128, 2014.

COSTA, Marcela. Albaine. Farias. ; GABRIEL, Carmen Teresa . Sentidos de 'digital' em disputas no currículo de História: que implicações para o ensino desta disciplina?. Tempo e Argumento, v. 06, p. 165, 2014.

GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria. Currículo de História e Narrativa: desafios epistemológicos e apostas políticas. In: Ana Maria Monteiro; Carmen Teresa Gabriel, Cinthia Monteiro de Araújo ; Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em Ensino de História : entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2014, v. 1, p. 23-40.

GABRIEL, Carmen Teresa; Erika FRAZÃO . Currículo de História e projetos de democratização: entre memórias e demandas de cada presente. In: Ana Maria Monteiro; Carmen Teresa Gabriel, Cinthia Monteiro de Araújo ; Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em Ensino de História : entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, 2014, v. 1, p. 243-260.

GABRIEL, Carmen Teresa Memórias e projetos de Brasil validados no ensino médio: narrativas nacionais em disputa nos textos curriculares. In: LEITE, Miriam Soares; GABRIEL, Carmen Teresa. (Org.). Linguagem , discurso , pesquisa e educação. 1ed.Petropolis: DPe Alii, 2014, v. 1, p. 1-28.

FERREIRA, Marcia Serra; GABRIEL, Carmen Teresa ; MONTEIRO, Ana Maria. Sentidos de Currículo e "ensino de" Biologia e História: deslocando fronteiras. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MORAES, Luciane Stumbo. (Org.). Currículo e Conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1ed.Petrópolis: /FAPERJ, 2014, v. 1, p. 81-98.

MONTEIRO, Ana Maria (Org.) ; GABRIEL, Carmen Teresa (Org.) ; COSTA, W. (Org.) ; Araújo , Cinthia M. (Org.) . Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. v. 1. 290p.

2013

Oliveira, Thalita Maria Cristina R. GABRIEL, Carmen Teresa. Ensino de história e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do MERCOSUL educacional. Práxis Educativa (Impresso), v. 1, p. 465-487, 2013.

GABRIEL, Carmen Teresa. O "outro" como elemento incontornável na produção do conhecimento histórico. In: Amílcar Araújo Pereira; Ana Maria Monteiro. (Org.). Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2013, v. 1, p. 1-347.

GABRIEL, Carmen Teresa; MORAES, L. M. S. . História das disciplinas e ?tempo histórico?: quais narrativas em circulação no campo educacional?. In: FERREIRA, Marcia Serra; XAVIER, Libania; CARVALHO, Fábio Garcez. (Org.). História do currículo e História da educação: interfaces e diálogos.1ed.Rio de Janeiro: Quartet, 2013, v. 1, p. 29-59.

MORAES Stumbo Luciene; GABRIEL, Carmen Teresa. Sentidos de tempo histórico em textos curriculares : uma analise a partir dos concursos públicos para professores de História das séries iniciais da educação básica. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, Aracaju. Anais do X ENPEH, 2013. v. 1.

2012

GABRIEL, Carmen Teresa. Teoria da História, Didática da História e narrativa: diálogos com Paul Ricoeur. Revista Brasileira de História (Online), v. 32, p. 187-210, 2012.

GABRIEL, Carmen Teresa. Que passados e futuros circulam nas escolas de nosso presente?. In: Gonçalves M. A.; Rocha, H.; Resnik, Luís; Monteiro, A.M. (Org.). Qual o valor da história hoje?. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2012, v. 1, p. 215-240.

2011

GABRIEL, Carmen Teresa; COSTA, W. . Currículo de História, Política da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis. Educação & Realidade, v. 36, p. 127-146, 2011.

GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria (Org.) . Ensino de História. 1. ed. (Org.). Questões de Currículo e Trabalho Docente. Rio de Janeiro: Quartet, 2010, v. , p. 109-132.

Grupo de Pesquisa Diferenças e Interculturalidades no Ensino de História - DIFERIR


Artigos completos publicados em periódicos

RUSSO, KELLY ; ARAUJO, Cinthia . Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 571-587, 2013.


Livros publicados/organizados ou edições

ARAUJO, Cinthia M.; MONTEIRO, A. M. (Org.) ; RAVALLEC, C. T. G. L. (Org.) ; COSTA, W. (Org.) . Pesquisa em Ensino de História. Entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. v. 1. 280p .


Capítulos de livros publicados

ARAUJO, Cinthia M.. Conhecimento escolar e interculturalidade: por outras histórias possíveis. In: Vera Maria Candau. (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação "outra"?. 1a ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. 1, p. 126-141.

ARAUJO, Cinthia M.. O trabalho de tradução no saber histórico escolar: diálogos interculturais possíveis. In: Antonio Flavio Moreira; Vera Maria Candau. (Org.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. 1, p. 126-159.

COSTA, Warley; MONTEIRO, A. ; ARAÚJO, C. ; Carmen . Pesquisa em Ensino de História. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014. v. 01. 279p.

ARAUJO, Cinthia M.. Por outras histórias possíveis: construindo uma alternativa à tradição moderna. In: Ana Maria Monteiro; Carmen Teresa Gabriel, Cinthia Monteiro de Araujo, Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em Ensinode História. Entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2014, v. , p. 227-242.

ARAUJO, Cinthia M.. Uma outra história possível? O saber histórico escolar na perspectiva intercultural. In: Amílcar Araújo Pereira; Ana Maria Monteiro. (Org.). Ensino de História e Culturas. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2013, v. 1, p. 265-285.



Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br