lieja

Portal

LINHAS DE PESQUISA

RESUMO

Esta linha traz como objetivo investigar os processos de formação inicial e continuada de professores que têm como foco a Educação de Jovens e Adultos. Busca-se abordar a construção da identidade docente nas perspectivas teóricas e práticas, priorizando temáticas como currículo, prática docente, políticas educacionais e linguagem.

RESUMO

A ênfase principal desta linha é o estudo da linguagem e de suas relações com a sociedade e a cultura. São temas de pesquisa: processos de produção da linguagem nas práticas socioculturais de professores e educandos; relações entre ideologia, poder, história e língua; processos de identidade, subjetividade e linguagem; variedade e diversidade linguística; apropriação da língua escrita, oral e visual; produção discursiva nas dimensões escrita, oral e visual; alfabetização; letramento; processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em espaços escolares e não escolares; construção do conhecimento e interações discursivas em espaços escolares e não escolares; políticas relativas à linguagem para/de jovens e adultos; currículos.

RESUMO

Esta linha de pesquisa se direciona para os estudos que têm como principal eixo o currículo escolar, problematizado a partir das seguintes temáticas: as políticas e os discursos que engendram a seleção, organização, mediação e distribuição dos conhecimentos escolares; as diferentes concepções que orientam propostas e práticas curriculares; a produção de materiais didáticos; as questões relativas às especificidades das disciplinas escolares, bem como as abordagens didáticas de conteúdos disciplinares.

RESUMO

A ênfase principal desta linha é o estudo da educação de jovens e adultos em suas relações com os mundos do trabalho. Centra-se em temas vinculados à visão histórica da relação trabalho e educação; a perspectiva histórica e aos condicionantes sociais, políticos e econômicos que delineiam a Educação de Jovens e Adultos no Brasil; as atuais políticas educacionais destinadas à elevação da escolaridade e à formação profissional de jovens e adultos trabalhadores.

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br