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PROJETOS

[2005] A história ensinada: saber escolar e saberes docentes em narrativas da história escolar

Coordenação:
Ana Maria Monteiro

Financiamento: CNPq

[2009] Conhecimentos ecológicos nas disciplinas escolares Ciências e Biologia: um estudo curricular sócio-histórico

Coordenação:
Maria Margarida Gomes

Equipe:
Liane [completar] [mestranda PPGE/UFRJ]
Mateus [completar] [graduando UFRJ – bolsista PIBIC/CNPq]

Financiamento: CNPq

[2005] Currículo de Ciências: iniciativas inovadoras nas décadas de 1950/60/70

O projeto analisa as iniciativas curriculares inovadoras ocorridas no ensino das disciplinas escolares Ciências e Biologia, nas décadas de 1950/60/70, no Estado do Rio de Janeiro. Tomando como referência os movimentos inovadores no campo pedagógico e o movimento de renovação do ensino de Ciências ocorrido no período, focaliza especialmente a ação do Centro de Ciências do Estado da Guanabara (CECIGUA) na produção/adaptação de materiais didáticos, na formação continuada de professores e na constituição de uma área disciplinar específica. Em diálogo com o campo do Currículo, com a História da Educação e com a Historiografia, utiliza como fontes de estudo depoimentos de professores que atuaram na instituição e documentos do currículo escrito. Partindo do pressuposto de que as disciplinas escolares possuem finalidades próprias e distintas dos campos científicos (Alice Lopes; Andre Chervel), e de que seus discursos e práticas não são consensualmente aceitos, mas testemunham as disputas entre diferentes subgrupos e tradições por status, recursos e território (Ivor Goodson), busca entender as tensões, ambigüidades e conflitos envolvidos na seleção e na organização dos conteúdos e métodos de ensino. Particularmente, procura compreender como as ações do CECIGUA viabilizaram a constituição de uma comunidade disciplinar específica, que passou a produzir retóricas próprias acerca dessas disciplinas escolares, fornecendo padrões socialmente legítimos de atores - professores e alunos - e de processos educativos - temas e atividades - para o "mercado da identidade social" (Meyer & Rowan).

Coordenação:
Marcia Serra Ferreira

Equipe:
Andre Vitor Fernandes dos Santos [mestrando PPGE/UFRJ]
Carolina Lima Vilela [doutoranda PPGE/UFRJ]
Daniela Fabrini Valla [mestranda PPGE/UFRJ – bolsista CAPES]
Diego Amoroso Gonzalez Roquette [mestrando PPGE/UFRJ]
Karine Bloomfield Fernandes [mestranda PPGE/UFRJ]
Lisete [doutoranda UNICAMP]
Marcele Xavier Torres [doutoranda PPGE/UFRJ]
Maria Verônica Rodrigues da Fonseca [doutoranda PPGE/UFRJ]
Mariana da Costa Lucas [graduanda UFRJ – bolsista PIBIC/CNPq]
Silvia Sobreira [doutoranda PPGE/UFRJ]

Financiamento: CNPq

[2005] Currículo de Historia: investigando sobre saberes aprendidos e construções de sentido na Educação Básica

Coordenação:
Carmen Teresa Gabriel

Financiamento: CNPq


Desenvolvimento, ensino e extensão

[2006] Projeto Fundão Biologia – UFRJ

Projeto de extensão pioneiro na universidade, atuante, desde 1983, na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. Constituiu, inicialmente, o 'Projeto Fundão - Desafio para a Universidade', uma ação coletiva de várias unidades da instituição que buscavam participar do SPEC/PADCT/CAPES. Posteriormente, o 'Projeto Fundão Biologia' foi adquirindo maior independência e se institucionalizando como uma importante referência na área. Suas atividades têm tido a marca de um intenso e permanente intercâmbio da universidade com escolas e professores das redes públicas de ensino, o que se faz evidente tanto na memória dos professores dessas redes que atuaram e/ou continuam atuando no projeto quanto no seu acervo de materiais curriculares, localizado na sala D-23 do CCS. Atualmente, sob a responsabilidade de docentes de diferentes instâncias da universidade, desenvolve ações que buscam: (a) preservar a memória do próprio projeto como um espaço produtor de políticas para a formação inicial e continuada em Ciências e Biologia; (b) recuperar o acervo de materiais didáticos existente no espaço físico do projeto; (c) elaborar oficinas pedagógicas e produções didáticas voltadas para licenciados e professores da Educação Básica; (d) manter o sitio eletrônico do 'Projeto Fundão Biologia' atualizado, desenvolvendo formas permanentes de utilização do mesmo como um espaço de formação continuada de professores; (e) promover o intercâmbio entre universidade e escolas das redes públicas por meio de ações que visam à melhoria da formação de professores e do ensino de Ciências e Biologia.

Coordenação:
Marcia Serra Ferreira
Maria Lucia Cardoso Vasconcellos

Equipe:
Bruno de Sousa Dantas
Carina da Silva Souto
Carla Mendes Maciel
Celina Maria Costa
Daniela Fabrini Valla
Diego Amoroso Gonzalez Roquette
Felipe Machado de Alvarenga
Itajaci Rogério Araujo Amaral
Karine Bloomfield Fernandes
Marcos Felipe Loureiro Arnaud
Maria Jacqueline Girão Soares De Lima
Maria Margarida Gomes
Mariana Cassab
Mariana da Costa Lucas
Mariana Lima Vilela
Michelle Capone Pereira
Pedro de Souza Castanheira
Priscila Strauss Pereira Soares
Téo Bueno de Abreu

Financiamento: PIBEX/UFRJ

[2006] Memória do ensino de Ciências na UFRJ: revitalização do acervo histórico do Projeto Fundão Biologia

Projeto de extensão que articula atividades que já vêm sendo desenvolvidas no 'Projeto Fundão Biologia' - um projeto de extensão pioneiro na UFRJ e que integra o Instituto de Biologia, a Faculdade de Educação e o Colégio de Aplicação - com o projeto de pesquisa 'Currículo de Ciências: iniciativas inovadoras nas décadas de 1950/60/70'. Tem como objetivo a preservação da memória do próprio 'Projeto Fundão Biologia', assim como a revitalização de seu acervo histórico, entendendo-o como um espaço produtor de políticas para a formação inicial e continuada dos professores de Ciências e Biologia. Assim, as atividades de preservação, de revitalização e de empréstimo de todo o acervo a licenciandos, professores e pesquisadores interessados na temática ocorrem de forma concomitante com o levantamento das fontes e o estudo de textos em História do Currículo. Estamos catalogando e organizando um inventário de materiais escritos e, simultaneamente, produzindo atividades e materiais para a divulgação do acervo. Além disso, levantamos documentos relativos à criação, aos objetivos e ao funcionamento do 'Projeto Fundão Biologia', com vistas à produção de um material comemorativo sobre o mesmo. Tomando esses materiais como fontes que concebem o currículo como um artefato social, cultural e histórico, nossa abordagem envolve não apenas o que está explícito, mas também as omissões e os 'silêncios' de cada um dos documentos; além disso, são contextualizadas as condições sócio-históricas, culturais e políticas em que esses materiais foram produzidos.

Coordenação:
Marcia Serra Ferreira

Equipe:
Bruno de Sousa Dantas
Karine Bloomfield Fernandes
Maria Lucia Cardoso Vasconcellos
Maria Margarida Gomes

Financiamento: PIBIAC/UFRJ

[2007] Materiais didáticos do Projeto Fundão Biologia - UFRJ: organização do acervo e de novas produções para o ensino de Ciências e Biologia

Projeto de extensão que é parte das atividades do ‘Projeto Fundão Biologia’ e desenvolve, desde 2007, atividades de preservação, de revitalização e de produção de novos materiais didáticos voltados para o ensino de Ciências e Biologia. Entre essas atividades, destacam-se a catalogação e a organização do 'acervo histórico de livros didáticos' e da 'coleção didática de Zoologia', materiais que vêm sendo disponibilizados para professores da Educação Básica, licenciandos de Ciências Biológicas e pesquisadores em ensino. O 'acervo histórico de livros didáticos' é constituído por cerca de 350 livros didáticos de Ciências do período entre 1930 e 2000 e, a partir de 2010, serão incorporados livros didáticos de Biologia. Tais materiais são evidências de diversos movimentos que fazem parte da história do Ensino das Ciências no Brasil, o que permite tratá-los como fontes de compreensão dos movimentos educacionais e científicos mais amplos. Já a 'coleção didática de Zoologia', cujo acervo vem sendo revitalizado desde 2008, será ampliada a partir da estruturação de planos de parcerias com laboratórios de pesquisa da universidade. Paralelamente, daremos continuidade à produção de materiais didáticos sobre os exemplares da coleção, os quais procuram dialogar com as finalidades de ensino das disciplinas Ciências e Biologia. As atividades deste projeto se articulam com o projeto de pesquisa 'Conhecimentos ecológicos nas disciplinas escolares Ciências e Biologia: um estudo curricular sócio-histórico', coordenado por mim e desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da Faculdade de Educação da UFRJ.

Coordenação:
Maria Margarida Gomes

Equipe:
Carina da Silva Souto
Felipe Machado de Alvarenga
Marcia Serra Ferreira
Maria Lucia Cardoso Vasconcellos
Michelle Capone Pereira

Financiamento: PIBIAC/UFRJ

[2010] Modelos no ensino de Ciências e Biologia: materiais didáticos e oficinas pedagógicas para professores da escola básica

Projeto de extensão que procura produzir e socializar, junto a professores e licenciandos de Ciências Biológicas, materiais e metodologias que explorem as potencialidades dos modelos didáticos. Inscrito no âmbito mais geral das iniciativas desenvolvidas pelo ‘Projeto Fundão Biologia’, a intenção é, em primeira instância, dar continuidade e ampliar o trabalho desenvolvido desde 2007 com o terrário. Com base em investigação já realizada (FONTES et al., 2007), o objetivo é elaborar oficinas pedagógicas e materiais que utilizem o terrário como modelo didático, voltados para o uso na escola. Contando com a participação ativa dos professores regentes das escolas na avaliação e reelaboração das atividades e recursos produzidos, a expectativa é aprofundar ainda mais o intercâmbio entre universidade e escola básica. Em uma segunda instância, intenciona-se inventariar quais outros modelos foram e são mais comumente empregados no ensino de Ciências e Biologia e as práticas desenvolvidas na escola. Para tal, serão examinados livros didáticos, sítios na internet e o acervo pessoal de professores. O projeto em questão, além de buscar contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, em uma perspectiva que supre também uma aprendizagem por parte de seus proponentes dos saberes experienciais (TARDIF, 2002) acumulados pelos docentes em exercício, também favorece o resgate de quais modelos e práticas foram e são historicamente mobilizados, contribuindo desta forma para a compreensão de aspectos que envolvem a produção das disciplinas escolares Ciências e Biologia.

Coordenação:
Mariana Cassab Torres

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br